quinta-feira, 25 de março de 2010

Meus trabalhos - VAREJO - começo meio e fim.

Vou falar entao de VAREJO. Eu comecei no varejo. Comecei atendendo um supermercado que fazia um tablóide com mais de 256 produtos a cada 2 semanas. Imaginem que delicia fazer isso em 2 dias. Escolher fotos, recortar, tratar e diagramar. Isso claro, no CORELdraw. Quem ja tentou fazer isso no corel sabe o drama que é. Depois do supermercado, consegui um passaporte para entrar numa agencia e atender uma loja de móveis populares (!). Meu primeiro dia durou 20h de trabalho. Mais tablóide. Aêeee!!! só que dessa vez eram 4 por mes. Ai comecei a estudar o comportamento dos varejistas (entenda como pessoas que trabalham com varejo - clientes) e daí tirei a conclusão de que realmente, varejo é coisa do demonio. De Deus é que nao é. Ele deixa as pessoas completamente tomadas por uma ânsia de chamar atenção, um desespero de ser visto com destaque e com uma ansiedade de sair na frente que pira. Pira qualquer mortal normal Ou você entra nessa onda ou você fica depressivo. Sério assim mesmo. Isso mexe demais com as pessoas. Elas ficam mais animalescas, os instintos de caça se afloram que só não sai sangue de um folheto de varejo pq já tava seco. Mas se torcer e espremer bem um VT de "feirão" com certeza sai um sanguinho, ou uma lágrima de desespero. Ai passei a observar o comportamento de todos que trabalhavam no varejo. Vocês deviam ver. Me sentia no Zorra Total com Fastfoward (o ff do video cassete). Era desesperador. Gente, e a cara do cliente quando alguem da agencia falava: Isso nao dá pra fazer hoje, é meia noite e o cara da produtora não está mais lá. Eu sentia o mundo tremendo de tanto que os gases do cliente se reviravam na barriga dele. Bom, ai sabe o que pensei: os varejistas são carentes. Eles, pobrezinhos, necessitam de atenção. Ego puro. Depois que descobri isso meu mundo mudou.
Passei a tratar os pobrezinhos como passarinhos recém saidos do ovo e ter mais paciência. Depois que você entende o problema, você passa a ter compaixão pelo cara. Claro. Pq a vida dele é essa. A minha nao. A minha era passar por aquilo ali e depois sair. E com isso, entendendo o cara, passei a ver que o varejo tem 1 único lado bom: Te deixa rápido. te fazer diagramar e ser organizadinho. Coisa que hoje em dia é essencial na nossa profissao.

Nenhum comentário: